Dicas para cuidar do cabelo crespo e cacheado de crianças

de Rachel Quintiliano 0

Conversando com nossas/os clientes, descobrimos que muitos pais, mães e responsáveis têm dificuldade no lidar com os cabelos crespos e cacheados das crianças. Mas, por que isso acontece?

 

Os homens adultos crespos ou cacheados, costumam raspar ou usar bem curtinho o cabelo. As mulheres, com a mesma característica, por anos, tratam seus cabelos com processos químicos como relaxamento, alisamento e progressiva.

Outros simplesmente têm cabelos naturalmente lisos, mas devido a miscigenação do povo brasileiro têm filhos com cabelo crespo ou cacheado. Alguns já passam pela transição capilar ou já fizeram o Big Chop e estão adotando cabelos naturalmente crespos e cacheados.

Por um ou por outro motivo, o fato é que pais, mães e responsáveis, muitas vezes, dizem não saber mais lidar com o cabelo crespo ou cacheado virgem das crianças.

Pensando nisso, a Niña Cosméticos preparou algumas dicas especiais de cuidados diários para cabelos crespos ou cacheados de crianças. E, por que fizemos isso? Porque nosso negócio é beleza, identidade e autoestima.

Dicas de cuidados com cabelos crespos e cacheados de crianças

  • Identifique o tipo do cabelo da criança. Saber qual é o tipo de cabelo ajuda na hora de escolher o melhor produto para realizar os cuidados;

  • Se possível utilize produtos para crianças ou para cabelos crespos ou cacheados, que não possuam cheiro forte e que não cause ardência nos olhos. Se achar que os produtos são muito concentrados, dilua em água;

  • Nunca penteei o cabelo seco. Isso pode machucar o couro cabeludo e torna o momento traumático para criança.

  • Use pentes de cerdas largas e tenha muito cuidado ao desfazer os “nós de tranças”. Aqueles pequenos nós que se formam depois de fazer ou desfazer as tranças, rabos de cavalo e outros penteados;

  • Não lave o cabelo da criança todos os dias, porque retira a oleosidade natural dos fios. No momento da lavagem, prefira shampoo que não ressecam os fios, como, por exemplo, shampoo sem sulfato ou co-wash;
  • Para garantir um “Day After” melhor, coloque em um borrifador água e um pouco de creme de pentear ou gel sem álcool. Misture bem e borrife no cabelo da criança soltando delicadamente os cachos com as mãos. Isso ajuda a ativar as molinhas.
  • Se possível, use uma fronha de cetim anti frizz no travesseiro das crianças crespas e cacheadas, porque evita o atrito que causa o frizz;
  • A hidratação ajuda muito a manter o brilho e a maleabilidade dos fios. Faça sempre que achar necessário. Obs:. no cabelo das crianças não é preciso fazer reconstruções, por se tratar de cabelo virgem (sem tratamento químico).

  • Também é recomendado fazer umectação com óleos vegetais naturais extra virgens, prensados a frio. O óleo de coco e o azeite de oliva são exemplos.

O mais importante de tudo é manter uma rotina de cuidados positiva, agradável e lúdica, que além de trazer resultados e manter os cachinhos lindos, ainda contribui para a autoestima da criança e o estreitamento dos laços afetivos com pais, mães e responsáveis.

Conteúdo publicado originalmente por Rachel Quintiliano em Niña Cosméticos

Leia também: Manuela está mais confiante com os cachinhos soltos. 

 

Comments

comments

deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Você pode usar ests HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>